A história da Comunidade São Pedro começou em 1965, fruto da fé viva e da perseverança de um pequeno grupo de fiéis. Movidos pelo desejo de ter um espaço para celebrar e viver sua fé mais perto de casa, cerca de 10 pessoas, entre elas o senhor Severino Alves Feitosa, pediram autorização ao então arcebispo de Belém, Dom Gaudêncio Ramos, para construir uma igreja no bairro. Até então, a comunidade precisava se deslocar para o Instituto Bom Pastor ou para a Paróquia São Vicente, no bairro Marambaia.
As obras começaram de forma simples, aos fins de semana, em mutirão, com o trabalho voluntário dos moradores e a doação de materiais de construção. Inicialmente, pensou-se em dar à nova comunidade o nome de São Vicente, em homenagem ao Sr. Vicente Gomes, que doou o terreno. No entanto, durante o festejo de São Pedro, em 1966, fiéis que já acompanhavam as celebrações, conduzidas pelo Padre Pedro G. da Rosa, sugeriram o nome São Pedro, como homenagem ao sacerdote que tanto apoiava a comunidade e à figura do apóstolo.
A comunidade passou então a fazer parte da Paróquia Cristo Rei, desde sua criação, em 1973, e se engajou intensamente na vida paroquial. Com o tempo, foram surgindo frutos da missão:
– Uma escola comunitária, em parceria com a Prefeitura de Ananindeua, que funcionou por alguns anos sob a direção da professora Claudete Fantopa;
– A fundação da Associação dos Moradores do Bairro da Marambaia e, mais tarde, da Companhia da Fraternidade, em 1987, com o lema:
“Quem acolhe o menor, a mim acolhe.”
A comunidade crescia não só fisicamente, mas também em ação pastoral e social. Foram promovidas diversas atividades voltadas à evangelização e à promoção da dignidade das crianças e adolescentes do bairro, incluindo reforço escolar, oficinas de corte e costura, atividades culturais e ações de saúde.
Em 06 de julho, foi oficialmente fundada a nova Associação, com sede própria adquirida com o apoio do então pároco da Paróquia Cristo Rei, Pe. Hélio Frison. O prédio, hoje, pertence à Paróquia Cristo Peregrino e continua sendo sinal concreto de serviço, acolhimento e fé.
Hoje, a comunidade segue seu caminho de fé e missão sob o pastoreio do Pe. Evandro Rosendo, que com zelo, escuta e proximidade, tem guiado os fiéis com espírito evangelizador, fortalecendo a unidade e a vida sacramental.
Com gratidão, recordamos também a presença marcante de Dom Orani João Tempesta, em visita à comunidade, e de Dom Alberto Taveira Corrêa, que presidiu a solene dedicação da nova igreja de São Pedro — um marco histórico que celebrou não apenas a conclusão de um templo, mas a continuidade de uma linda história de fé viva e comunitária.
Copyright © Todos os Direitos reservados a Paróquia Cristo Peregrino.